top of page

Ambientes monocromáticos: como utilizá-los da maneira certa?

Criar ambientes monocromáticos é uma forma para lá de autêntica de decorar. Como o próprio nome já diz, nessa técnica utiliza-se uma mesma cor (em diferentes tonalidades) para compor o ambiente.


Apesar de parecer simples, aplicar isso de forma leve, sem pesar o ambiente e considerando as cores como poderosas influências nas emoções e no dia a dia daqueles que irão conviver neste espaço. Não é a mais simples das tarefas.


Isso porquê existe uma linha muito tênue entre um ambiente monocromático elegante e funcional, e esse mesmo ambiente com a aparência visual sobrecarregada. Existem diversas possibilidades de combinações, por isso, com um pouco de criatividade e técnica é possível criar um ambiente único.


Além de transmitir muita personalidade, um ambiente monocromático traz amplitude ao espaço. Sendo assim, é muito interessante a sua utilização em ambientes pequenos, para trazer a sensação de profundidade a partir da conformidade da informação visual.


E para que você possa aplicar essa tendência, nos seus projetos aqui ficam algumas dicas que podem te ajudar muito!


1. Escolha da cor

O primeiro passo, é o mais importante de todos, a escolha da cor. Aqui você terá que aplicar muito dos conhecimentos da psicologia das cores, para entender quais as sensações cada cor é capaz de transmitir e como utilizar isso ao seu favor:


● vermelho: paixão, fúria, violência, fome, todo tipo de sensação intensa;​

● laranja: bom humor, energia, equilíbrio;

● amarelo: alegria, relaxamento, felicidade;

● verde: cura, perseverança, natureza;

● azul: contemplação, paz, paciência, emoções mais amenas e leves;

● roxo: sensualidade, nobreza, mistério, transformação, a cor das descobertas.


2. Use as cores neutras

Apesar de trazer a proposta da utilização de uma única cor, você pode e deve utilizar cores neutras para dar mais harmonia ao ambiente e realçar os detalhes. O branco, bege e preto serão seus melhores amigos neste momento.


3. Adicione padrões, texturas e estampas

Não se prenda apenas às cores lisas, para trazer um toque diferenciado ao seu ambiente pense também na utilização de padrões, texturas e estampas no tom escolhido. Além disso, todas as variações de tonalidade da sua cor escolhida são permitidas. Assim, aliando esses elementos você poderá criar ambientes muito mais interessantes.


E aí, gostou dessas dicas? Conta para a gente em nossa postagem nas redes sociais!


E não esqueça, se você é um parceiro do Grupo Jaeli sempre poderá entrar em contato conosco e solicitar ajuda de profissionais para criar ideias e projetos incríveis.

37 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


logo-whats.png
bottom of page